Código: | OP00023 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CTS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria Leonor da Graça Saraiva |
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Corpo docente: |
Maria Leonor da Graça Saraiva |
Português
Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e seleciona informação, reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&Tna qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
1.Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
1.1 A natureza da Ciência e da Tecnologia: métodos e processos de trabalho investigativo.
1.2 Crises e controvérsias nas ciências físiconaturais: teoria geocêntrica ou heliocêntrica? Evolução ou
“fixismo”? A luz: onda ou partícula?
1.3 Interações CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação
2.Origens e evolução da ciência e tecnologia
2.1 A fundação da ciência moderna – de Aristóteles a Newton
2.2 A ciência contemporânea: novos procedimentos, novas descobertas e invenções
Numa unidade curricular em que se pretende discutir e analisar uma conceção multidimensional de ciência, parece seradequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento científico etecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar questões atuais que constituem fonte de preocupação e controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, reveladoras das influências recíprocas da ciência e tecnologia na sociedade, elegeram-se
alguns problemas ambientais, da biomedicina e das comunicações. Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação dos bons e maus usos da ciência e da tecnologia e para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos desafios do quotidiano dos cidadãos.
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários
com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos
variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns online; c) Discussão orientada de temas; d)
Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em
seminário; f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a
literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se
a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que se estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%.
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Carvalho, R. (1995). A Física no Dia-a-Dia. Lisboa: Relógio d´Água.
Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, Teresa e outros (2005). Despertar para a Ciência. As
Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Rutherford, F. e Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. Lisboa: Gradiva.
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.
Revistas (consulta através da b-on):
Science
Nature
http://scientificamericam.com – revista online Scientific American
http://nasa.gov – sítio da NASA
http://kidshealth.org/kid/questões de saúde
http://www.cienciaviva.pt/home/site do Programa Ciência Viva
www.cienciahoje.pt
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